quarta-feira, 18 de março de 2015

O LIVREIRO DE MANDELA * Antonio Cabral Filho - RJ

***

Morador de rua ganha a vida vendendo livros na África do Sul


Entrevista publicada no YouTube com o sul-africano Philani Dladla já teve mais de 52 mil visualizações

Se há alguém que pode provar que não se deve julgar um livro pela capa, essa pessoa é o sul-africano Philani Dladla, 24 anos, um morador de rua que chama atenção pelo jeito pouco convencional de conseguir dinheiro: vendendo livros

Foto: @philanibooks.dladla/Facebook / Reprodução
Se há alguém que pode provar que não se deve julgar um livro pela capa, essa pessoa é o sul-africano Philani Dladla, 24 anos, um morador de rua que chama atenção pelo jeito pouco convencional de conseguir dinheiro: vendendo livros. Em vez de pedir esmola, Dadla comenta com pedestres sobre livros, autores e publicações que leu para convencê-los a comprar as obras que vende e conseguir algum trocado para sobreviver.
Descoberto pelo cineasta sul-africano Tebogo Malope, 29 anos, que o encontrou em 2013 nas ruas de Joanesburgo, na África do Sul, Dlada logo ganhou o apelido de “ávido leitor de rua”. Malope pediu a ele que desse uma entrevista gravada sobre sua vida. Dlada logo começou a falar sobre sua paixão por livros e a influência positiva que eles exercem sobre seus leitores. 
Desde então, o vídeo foi visto por mais de 52 mil pessoas e o “ávido leitor de rua” ganhou popularidade internacional, atraindo diversos pedestres interessados nas conversas sobre literatura. Os livros são vendidos aos adultos, mas as crianças podem leva-los gratuitamente. “Eles ainda podem transformar a leitura em um hábito de vida diário”, disse ele em sua entrevista. “Ler não prejudica ninguém. Não existe conhecimento que possa fazer mal. A leitura só vai fazer de você uma pessoa melhor.”
Ao invés de pedir esmola, Dadla comenta com pedestres sobre livros, autores e publicações que leu para convencê-los a comprar as obras e conseguir algum trocado para sobreviver

Foto: @philanibooks.dladla/Facebook / Reprodução
Os livros de Dladla são todos provenientes de doações e tendo lido todos os livros de sua coleção atual, está sempre procurando algo novo para ler. “Muitas pessoas passam por mim e me olham como se eu não existisse, mas muitas outras me veem exatamente pelo que eu sou – um distribuidor de conhecimento e felicidade”, contou ele.
publicidade
Salvação pela leitura

Para Philani Dladla, o amor que ele sente pelos livros vai muito além de curtir uma boa leitura – mergulhar em diversas histórias o salvou do vício das drogas. Agora ele quer que a sua paixão por livros também atinja as pessoas com quem ele encontra diariamente. “Você não precisa ser rico para mudar o mundo. Comece com o pouco que você tem. Se você inspirar uma única pessoa, você já vai ter mudado o mundo”, postou em sua página do Facebook.
Na descrição do vídeo que disponibilizou no YouTube, Malope conta que encontrou Dladla perambulando pelas ruas com sua extensa biblioteca de livros, oferecendo resenhas e comentários a qualquer um que passasse. “Ele é um grande modelo no poder da leitura e pode ser um embaixador incrível para os nossos jovens.”

***

terça-feira, 3 de março de 2015

VARAL DO BRASIL / JACQUELINE AISENMAN * Antonio Cabral Filho - RJ

VARAL DO BRASIL



Olá amigos!

Segue o inverno, agora no seu último mês! Já começamos a pensar em primavera, já começamos a imaginar mais raios de sol surgindo em nossas vidas e alegrando nosso cotidiano!

Estamos em março e março é o último mês para inscrição no Salão do Livro e da Imprensa de Genebra. O evento, que acontecerá de 29 de abril a 3 de maio, contará com muitos autores e artistas, entre eles a escritora gaúcha Cintia Moscovich, o carnavalesco carioca Milton Cunha, o autor gaúcho Luiz Paulo Faccioli, o escritor pernambucano Marcelino Freire e o autor cearense Ronaldo Correia de Brito.

Estarão entre nós também os escritores Blenda Borlolini, Cauê Borges, Grecianny Cordeiro, Isis Berlinck Renault, Marco Miranda, Conceição Barros, Ana Casanova, Lúcia Amélia Brulhardt, Marcelo Madeira, Valdivia Beauchamp, entre outros! Teremos a honra de receber a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza.

Teremos música com Marcos Assumpção, Cauê Borges e o casal Jolanda Giardiello e Marcelo Madeira. Estarão expostas telas dos artistas Isis Berlinck Renault e Richard Calil Bulos.

Para você que deseja autografar conosco: inscreva-se o quanto antes, pois para o seu nome constar em nosso catálogo e no site e local oficial do evento sua inscrição é necessária até o dia 15 de março no máximo. Depois desta data você poderá se inscrever, mas não constará nestes importantes meios de divulgação para o autor.
Para você que não poderá estar presente, inscreva seus livros também o quanto antes para que o seu nome esteja em nosso catálogo. Depois do dia 15 de março isto não será mais possível.
Documentação sob demanda no nosso e-mail varaldobrasil@gmail.com

Escritores, não deixem de participar do III Prêmio Varal do Brasil de Literatura! As categorias Textos Infantis, Poesia, Contos e Crônicas serão premiadas! Leia o regulamento em nosso site (www.varaldobrasil.com) ou peça através de nosso e-mail.

As inscrições para nossa revista, edição de maio, ficam abertas até dia 25 de março. O tema é livre! Participem conosco, toda participação na revista é gratuita! E não esqueça que em nosso blog divulgamos gratuitamente seus convites, programação cultural e etc., sem falar da publicação de seus textos!

Visite, conheça nosso site: www.varaldobrasil.com (Nossas atividades, muitas fotos e vídeos!)

E-mail para respostas: varaldobrasil@gmail.com

Abraço amigo,
Jacqueline Aisenman

Varal do Brasil




 ***