sábado, 27 de agosto de 2016

Leonardo Boff - Prêmio Nobel da Paz 2016 * Antonio Cabral Filho - Rj

**************************
Frei Leonardo Boff 
Para Prêmio Nobel Da Paz 2016
é a proposta da IWA
http://internationalartistwritersassociation.blogspot.com/ 
Associação Internacional de Artistas e Escritores
IWA
Presidente:
Terezinka Pereira - EUA
*

sábado, 9 de julho de 2016

quinta-feira, 28 de abril de 2016

II Congresso Mundial De Escritores Miguel De Cervantes * Antonio Cabral Filho - Rj

II Congresso Mundial De Escritores Miguel De Cervantes
Programação
http://unionhispanomundialdeescritores.ning.com/forum/topic/show?id=2659438%3ATopic%3A3652276&xgs=1&xg_source=msg_share_topic 
*

sábado, 2 de abril de 2016

Festival Internacional De Poesia PALAVRA EM EL MUNDO * Antonio Cabral Filho - RJ

Gabriel Impaglione
convida
***
OBSERVAÇÃO:
Dadas às dificuldades de redigitar este material todo, decidi publicar "colado" mesmo e sugiro ao distinto leitor "cobrir" para revelar os textos transparentes.
*
fip palabra no mundo
                  Festival internacional de poesía espalhada por todos os lugares!
edição - de 1 a 30 de maio, 2016
Vorto en la mondo, Palavra no mundo, Parola nel Mondo, Worte in der Welt, Rimayninchi llapan llaqtapi, Paràula in su Mundu, Cuvânt în Lume, Parole dans le Monde, Ordet i verden, Word in the world, Palabra no mundo, Ñe’ê arapýre, Paraula en el Món, Chuyma Aru, Koze nan lemond, Kelma fid-dinja, milá baolam, Nagmapu che dungu, Tlajtoli ipan tlaltikpaktli, Vort in Velt, Dünyada kelime,  lhamet ta íhi honhát, Titzaa yeezii loyuu, Dunyoda so’z , Слово в мире, Pallabra nel mundu, Hitza Munduan, T'aan yóok'ol kaab
chamada
Poesía
como ação universal
para  a paz
Porque cremos que o Homem e o Mundo são amor, são futuro e são Palavra.
Manual de Operação
O possível (e também o impossível) em breves linhas:
Palavra no mundo é uma iniciativa unitária e se constrói com a participação de todos. A ideia base é que cada um de nós organize uma atividade poética na sua cidade. A  soma de todas resultará no “Festival de Poesia em todos os lugares
Quem o acolher em cada lugar, tem plena liberdade para integrar as variantes que julgue necessárias: Música, Teatro, Artes Plásticas, Fantoches, Fotografia, Cinema, Dança, Ciência, Historia, etc.
A divulgação deve levar este cabeçalho:
fip palabra no mundo
Festival internacional de poesía espalhada por todos os lugares!
X edição - de 1 a 30 de maio, 2016
Vorto en la mondo, Palavra no mundo, Parola nel Mondo, Worte in der Welt, Rimayninchi llapan llaqtapi, Paràula in su Mundu, Cuvânt în Lume, Parole dans le Monde, Ordet i verden, Word in the world, Palabra no mundo, Ñe’ê arapýre, Paraula en el Món, Chuyma Aru, Koze nan lemond, Kelma fid-dinja, milá baolam, Nagmapu che dungu, Tlajtoli ipan tlaltikpaktli, Vort in Velt, Dünyada kelime,  lhamet ta íhi honhát, Titzaa yeezii loyuu, Dunyoda so’z , Слово в мире, Pallabra nel mundu, Hitza Munduan, T'aan yóok'ol kaab
Poesia
como ação universal
para a paz
E se acrescenta a instituição, o grupo, etc  e o  local para Ponto de Encontro.
Divulgação: Todos os organizadores assumem a missão de divulgar o Festival entre os seus contactos, com o objetivo de alcançar a maior participação de público e ampliá-lo a outras cidades e países.
Poesia na escola:  Conferências de poetas nas escolas; os professores podem trabalhar com Poesia, falar de Poesia; os alunos as escrevem,  ilustram. As ilustrações podem ser expostas na escola ou trocar  com outras escolas que também  participem ou mesmo  expor em vitrines de lojas da cidade; podem ser realizadas atividades lúdicas em torno da Poesia; interação da Poesia com a Escultura,  a Pintura, a Música, o Teatro, o Circo ou Marionetes, etc.
Universidade: Organização de colóquios, seminários, conferências sobre Poesia, sobre obras de autor/es, correntes e/ou escolas literárias, etc. Homenagens a poetas locais e/ou universais, debates sobre o papel e lugar da Poesia na atualidade. Realização de recitais, exposições de poesia ilustrada e/ou poesia visual.
Canto e poesía: Convidamos os músicos, os compositores, os grupos musicais, que programem um recital com a participação de um ou mais poetas. Dividir o cenário, musicalizar poemas e outras variantes inovadoras. O essencial é que a Música e o Canto dêem as mãos na expressão poética.
Rádio: Durante os dias do Festival podem ser transmitidos  programas ou micro programas de Poesia, com poetas convidados, entrevistas, declamações, etc. Transmissão de encontros poéticos com o cunho de “Palavra no Mundo”. Apoio das rádios  às atividades do Festival, pela cidade.
Televisão: Exibição de programas ou série de entrevistas com autores locais e/ou  sessões culturais com leitura de Poesia no estúdio ou em externas. Também faixas musicalizadas com declamações de poemas, etc.
Jornais e revistas: Os jornais podem publicar uma página ou suplemento de Poesia. As revistas podem participar com um número especial dedicado à Poesia.
Bibliotecas: Organizar homenagens a poetas ou recitais de Poesia. Difundir nessa semana, de maneira especial, o acervo e o patrimônio  poético da biblioteca procurando aproximar mais os livros do público, com convites a recitações, participações de autores e da comunidade. Realizar campanhas para aumentar o acervo de livros de Poesia. Divulgação do acervo nas mídias possíveis.
Jardins Botânicos, Campus Universitários, Parques: Organizar leituras de Poesia;  plantar uma árvore pela Poesia ou em homenagem a um ou a vários poetas, com a ideia simbólica de criar, com o tempo, um “Pequeno Bosque da Poesia” ou  “Pequeno Bosque da Palavra Poética no Mundo”,  etc.
Municipios: Muitos municípios declararam  o evento  “Palavra no Mundo” como atividade de interesse  municipal. A partir do interesse das autoridades culturais do Município ou da Região, manifestados em várias oportunidades, surgem frequentes  apoios e isso tem ajudado bastante os organizadores locais.
Para ser declarado importante para o bem comum, realiza-se um simples trâmite perante as autoridades da Cultura com a devida antecipação. Os municípios que dinamizaram e apoiaram as atividades de Palavra no Mundo foram retribuídos enormemente com o êxito de cada edição, que teve eco positivo nos meios de comunicação locais e regionais. Os municípios, através da Gestão Cultural Pública podem realizar atividades vinculadas à poesia  com grande sucesso.
Outras ações: Diversos grupos culturais e/ou de Poesia  têm levado a Poesia às ruas, às estações de metro, centros comerciais, prisões, hospitais, parques e museus. São planejadas  caminhadas em parques e bosques para batizar árvores com nomes de poetas finalizando os caminhos com a plantação de uma árvore e declamações. Grupos podem distribuir  poesia pelas ruas, confeccionar cartazes com poesia ilustrada, para que sejam afixados em vitrais, murais, paredes, vitrines,ônibus, etc.
                                                            A imaginação é inesgotável!
Compromissos: A cada Organizador se enviará um poster publicitário via correio eletrónico para que possa ser impresso e distribuído. Também, pela mesma via, o certificado de participação para os Assistentes.

Importante: A cada Organizador solicitamos os seguintes dados (que deverão estar incluídos nos programas gerais e usados para divulgação):
País:
Cidade:
Lugar exato do evento:
Dia e hora:
Organizadores:
Poetas Participantes ou outros artistas:
Coordenador do projeto e seu correio eletrónico.
Patrocinadores:
Para programas de Rádio e TV., anexar: Emissora/programa/locutores; se tiver emissão pela internet, o link.
Para as escolas: Nível dos alunos, dados dos professores  e outros dados institucionais que sejam oportunos.
Cada Organizador deve comunicar a evolução do projeto e fazer um resumo dos resultados.
Em Poesia!Um abraço cordial!
Revista Isla Negra ( revistaislanegra@yahoo.es)
Festival Internacional de Poesía de La Habana -Proyecto Cultural Sur 

 Vorto en la mondo (esperanto), Palavra no mundo (portugués), Parola nel Mondo (italiano), Worte in der Welt (alemán), Rimayninchi llapan llaqtapi (quechua), Paraula in su Mundu (sardo), Cuvânt în Lume (rumano), Parole dans le Monde (francés), Ordet i verden (danés), Word in the world (inglés), Palabra no mundo (gallego). Ñe’ê arapýre (guaraní), Paraula en el Món (catalán), Chuyma Aru (aymara), Koze nan lemond (creole), Kelma fid-dinja (maltés), Milá baolam (hebreo), Nagmapu che dungu (mapuche), Tlajtoli ipan tlaltikpaktli (nahuatl), Vort in Velt Idish, Dünyada kelime (turco)lhamet ta íhi honhát (Wichi), Titzaa yeezii loyuu,  (zapoteco), Dunyoda so’z ( Uzbeco), Слово в мире (ruso), Pallabra nel mundu (asturiano), Hitza Munduan (vasco), T'aan yóok'ol kaab (maya)
X Festival Internacional de Poesia
            Palavra no Mundo
                                                                     Em todos os lugares! 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

V Coloquio Internacional De Literaturas Amazônicas * Antonio Cabral Filho - RJ

V Coloquio Internacional
De Literaturas Amazônicas,
14 - 15 - 16 Julho 2016
Local: Casa De La Literatura Peruana
Organização:
Revista Peruana De Literatura
Homenaje A Juan Rodrigues Perez
*
Instruções

Los escritores e investigadores que participarán en el V Coloquio Internacional de Literaturas Amazónicas pueden enviar sus datos al correo: pasacalle@gmail.com para remitirles las invitaciones respectivas.
La recepción de ponencias ya está abierta y se aceptarán solo hasta cubrir las mesas programadas.
V COLOQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURAS AMAZÓNICAS
Lugar: Casa de la Literatura Peruana.
Lima, PERÚ
14 – 15 – 16 julio 2016
Homenaje a Juan Rodríguez Pérez
CONVOCATORIA
La REVISTA PERUANA DE LITERATURA invita a la comunidad literaria y académica a presentar ponencias para el V COLOQUIO INTERNACIONAL de LITERATURAS AMAZÓNICAS, en castellano o portugués, que se realizará en la ciudad de Lima los días 14, 15 y 16 de julio de 2016.
1. OBJETIVOS:
-Reflexionar sobre las tradiciones orales y la literatura contemporánea en la Amazonía peruana y otras regiones amazónicas del continente.
-Propiciar investigaciones que contribuyan a comprender los procesos de las literaturas amazónicas y su relación con las demás literaturas peruanas y latinoamericanas.
2. TEMARIO y MESAS de PONENCIAS:
Mesa 1: Cosmovisiones, ficciones y seres fantásticos amazónicos.
Mesa 2: Recopilación de tradiciones orales: metodologías y escrituras.
Mesa 3: Conflictos fronterizos, nacionalidades y formación de las literaturas amazónicas.
Mesa 4: Espacios ficcionales del ciclo cauchero e identidades amazónicas.
Mesa 5: Confluencias heterogéneas y discursos de descolonización en las literaturas andino-amazónicas.
Mesa 6: Violencia política y destrucción ambiental: las nuevas voces de la ficción.
Mesa 7: Ayahuasca, chamanismo y turismo alucinógeno en literatura.
Mesa 8: Literatura infantil y juvenil, y literatura escolar. Perspectivas.
Mesa 9: Juan Rodríguez Pérez: homenaje.
3. PONENCIAS:
La presentación de la Ponencia consta de:
I. Título de la ponencia.
II. Nombre del autor.
III. Indicación de la mesa de ponencias.
IV. Sumilla de la investigación.
V. La ponencia propiamente dicha.
VI. Resumen académico y bio-bibliográfico del ponente.
Las ponencias serán recibidas hasta el 30 de abril de 2016. La respuesta de aceptación se enviará hasta dos semanas después de esta fecha. Las ponencias deberán ser inéditas, no exceder las 10 páginas para un tiempo de exposición pública de 20 minutos, con indicación de requerimientos técnicos para su exposición, y redactadas conforme a normas APA o MLA.
Las ponencias deberán enviarse a esta dirección: pasacalle@gmail.com
4. PRESENTACIÓN DE LIBROS
Los participantes que deseen presentar libros o revistas amazónicas deberán enviar un ejemplar del libro, una sumilla y datos del autor. El presentador del libro, ya sea el mismo autor o uno designado para tal fin, tendrá un tiempo de presentación pública de 10 minutos.
5. PARTICIPANTES:
Son participantes todas las personas debidamente inscritas y tienen derecho a los materiales que proporcione la organización del Coloquio. Los participantes pueden ser:
-Ponente:estudioso que presenta a debate y consideración de los demás participantes los avances o resultados de sus investigaciones.
-Asistente:profesional o estudiante que se inscribe para escuchar las ponencias y participar en las actividades del Coloquio.
6. FERIA DE LIBROS:
-Durante la realización del coloquio, contaremos con una exposición y feria de libros, denominada 5ta FERIA DE LIBROS AMAZÓNICOS. Los interesados podrán presentar sus libros en exposición y venta en cualquier momento del coloquio a los organizadores.
7. DONACIÓN DE LIBROS:
-Todos los ponentes de este coloquio se comprometen a donar dos (2) libros de literatura amazónica (o similares) a los organizadores al momento de su inscripción presencial.
8. INSTITUCIONES AUSPICIADORAS:
-Universidad Nacional Mayor de San Marcos
-Universidad Nacional Federico Villarreal
-Universidad Enrique Guzmán y Valle – La Cantuta
-Casa de la Literatura Peruana.
9. ORGANIZACIÓN GENERAL:
Presidente: Ricardo Vírhuez Villafane
Miembros: Javier Garvich, Aliza Yanes Viacava, César Espino León, Tomás Gómez Moreno, Armando Almeida Nacimento, Daphne Viena Oliveira.
10. COMITÉ ACADÉMICO CONSULTIVO:
-PhD Erika Mesquita (Brasil)
-Dr. Manuel Marticorena (Perú)
-Dra. Yazmín López Lenci (Perú)
-Dr. Miguel Neneve (Brasil)
-Dra. Marie- Anouk Guiné (Francia)
-Dra. María Claudia Rodríguez Monarca (Chile)
-Dra. Amanda Mignonne Smith (EEUU)
-Dr. Riccardo Badini (Italia)
-Dr. Mark R. Cox (EEUU).
11. INVERSIÓN:
La asistencia al presente Coloquio es gratuita y libre para todos.
Para los interesados,las participaciones inscritas tienen las siguientes características:
-Ponentes: S/.100. Incluye certificado, materiales de trabajo y actas del coloquio.
-Docentes y público en general: S/. 50. Incluye certificado.
-Estudiantes universitarios y de colegios: S/. 30. Incluye certificado.
-Fecha de Inscripción:el primer día del coloquio.
12. INFORMES:
pasacalle@gmail.com
www.pasacalle.pe
Os escritores e investigadores que participarão no v Colóquio Internacional de literaturas amazônicas podem enviar seus dados para o e-mail: Pasacalle@Gmail.Com para remeter os convites respectivas.
A recepção de palestras já está aberta e se aceitam só até cobrir as mesas programadas.

V Colóquio Internacional de literaturas da amazónia

Local: casa da literatura peruana.

Lima, Peru

14-15-16 Julho 2016

Homenagem a João Rodriguez Perez

Convocação

A revista peruana de literatura convida a comunidade literária e académica a apresentar palestras para o v Colóquio Internacional de literaturas da amazónia, em espanhol ou português, que será realizada na cidade de Lima os dias 14, 15 e 16 De Julho de 2016.

1. Objectivos:

- Reflectir sobre as tradições orais e a literatura contemporânea na Amazônia peruana e outras regiões amazônicas do continente.
- conduzir inquéritos que contribuam para compreender os processos das literaturas da amazónia e sua relação com as outras literaturas peruanas e latino-AMERICANAS.

2. Agenda e mesas de comunicações:

MESA 1: Cosmovisiones, ficções e seres fantásticos amazônicas.
MESA 2: recolha de tradições orais: Metodologias e Escrituras.
MESA 3: conflitos fronteiriços, nacionalidades e formação das literaturas da amazónia.
MESA 4: espaços ficcionais do ciclo cauchero e identidades da amazónia.
MESA 5: confluências heterogéneas e discursos de descolonização nas literaturas andino-Amazônicas.
MESA 6: violência política e destruição ambiental: as novas vozes da ficção.
MESA 7: Ayahuasca, xamanismo e turismo alucinógeno em literatura.
MESA 8: Literatura infantil e juvenil, e literatura escolar. Perspectivas.
MESA 9: João Rodriguez Perez: Homenagem.

3. Comunicações:

A apresentação da comunicação inclui:
I. Título da comunicação.
II. O nome do autor.
III. Indicação da mesa de palestras.
IV. Sumilla da investigação.
V. A comunicação propriamente dita.
Vi. Resumo académico e bio-Bibliográfico do relator.
As palestras serão recebidas até 30 de abril de 2016. A resposta de aceitação será enviado até duas semanas depois desta data. As palestras devem ser inéditas, não exceder as 10 páginas para um tempo de exposição pública de 20 minutos, com indicação dos requisitos técnicos para a sua exposição, e redigidas de acordo com normas apa ou mla.
As palestras devem ser enviados para este endereço: Pasacalle@Gmail.Com

4. Apresentação de livros

Os participantes que desejem apresentar livros ou revistas da amazónia deverão enviar um exemplar do livro, uma sumilla e dados do autor. O apresentador do livro, seja o próprio autor ou um designado para o efeito, terá um tempo de apresentação pública de 10 minutos.

5. Participantes:

São participantes todas as pessoas inscritas e têm direito aos materiais que forneça a organização do colóquio. Os participantes podem ser:
- Ponente:estudioso que apresenta a debate e consideração dos outros participantes os avanços ou resultados de suas investigações.
- Asistente:profesional ou estudante que se inscreve para ouvir as palestras e participar nas actividades do colóquio.

6. Feira de livros:

- durante a realização do colóquio, contaremos com uma exposição e feira de livros, chamada 5 ª feira de livros da amazónia. Os interessados podem apresentar os seus livros em exposição e venda em qualquer momento do colóquio aos organizadores.

7. Doação de livros:

- todos os relatores deste colóquio comprometem-se a doar dois (2) livros de literatura amazônica (ou similares) aos organizadores ao momento da sua inscrição presencial.

8. Instituições Auspiciadoras:

- Universidade Nacional maior de são Marcos
- Universidade Nacional Frederico Villarreal
- Universidade Henrique Guzman e vale - a cantuta
- casa da literatura peruana.

9. Organização Geral:

Presidente: Ricardo vírhuez villafane
Membros: Javier Garvich, imagens fictícias viacava, César Espinheiro Leão, Tomás Gomez Moreno, Armando Almeida Nascimento, Daphne Vitória Oliveira.

10. Comité Consultivo Académico:

- Phd Erika Mesquita (Brasil)
- Dr. Manuel Marticorena (Peru)
- Dra. A Jasmine López Lenci (Peru)
- Dr. Miguel Neneve (Brasil)
- Dra. Marie-Anouk Guiné (França)
- Dra. Maria Claudia Rodriguez Monarca (Chile)
- Dra. Amanda Mignonne Smith (EUA)
- Dr. Ricardo Badini (Itália)
- Dr. Mark R. Cox (EUA).

11. Investimento:

A ASSISTÊNCIA AO PRESENTE COLÓQUIO É gratuita e livre para todos.
Para os interessados, as participações inscritas têm as seguintes características:
- Relatores: S /. 100. inclui certificado, materiais de trabalho e actas do colóquio.
- professores e público em geral: S /. 50. inclui certificado.
- Estudantes universitários e de escolas: S /. 30. inclui certificado.
- data de Inscripción:el primeiro dia do colóquio.

12. Relatórios:

Pasacalle@Gmail.Com
www.pasacalle.pe 
*

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Poesia Sobre Paz/Portal CEN * Antonio Cabral Filho - RJ

Poesia Sobre Paz
Portal CEL
intercambioculturalcen@gmail.com 
***

ATENÇÃO, PARA ESSE CONVITE!
Prolongamos o prazo para a Revista CEN "PAZ" 2016, até o dia 20 de Janeiro, devido a Maria Beatriz ter tido problemas com a Internet! Quem já enviou textos para a participação, favor não enviar novamente. Abraços
Carlos e Maria Beatriz

CONVITE (GRATUITO)
Revista ESPECIAL "PAZ" Janeiro 2016
Uma parceria: Portal CEN - "Cá Estamos Nós" (Portugal) e Centro Cultural Maria Beatriz (Brasil)
Edição de Maria Beatriz
Temos o prazer de CONVIDAR
Todos os Ilustres Escritores, Colaboradores, Leitores e Amigos do Portal CEN
(Pode convidar seus amigos também)
TEMA ÚNICO: PAZ 
Os interessados, deverão enviar vosso trabalhos até ao próximo dia 20 de Janeiro de 2016.
Sem qualquer formatação ou fotografia,e, por favor, não mande em arquivo!, Só para o e.mail:
intercambioculturalcen@gmail.com 

Atenção: se enviar para outro e.mail que não seja o indicado, os trabalhos serão ANULADOS! 
Digite ou cole seu trabalho literário (em prosa ou em verso) no corpo de e.mail, por favor, não mande em ARQUVO!
e se o trabalho for em Prosa, que não ultrapasse o tamanho de um folha Word

Atentamente,
Carlos Leite Ribeiro
Maria Beatriz
Divulgação directa para o mundo Lusófono e Núcleos espalhados pelo Mundo,Presidentes, Ministros, Senadores, Deputados de vários países; Universidades, Institutos, Liceus; Professores de vários níveis de ensino; entidades oficiais e particulares; etc.
Nota: Está em Projeto/Laboração a "História do Brasil - resumo muito alargado)" que é uma obra, digamos, monumental, em 13 grandes capítulos! Em breve...
***